Caros leitores, hoje vou falar de um assunto um pouco fora de moda (literalmente) mas que me perturba diariamente. Pois a caminho de casa passo por uns 20 cartazes políticos diferentes. Sinceramente. Nem sei por onde começar.
Os objectivos primários de um cartaz é definir a linha do partido, um voto de confiança e a fotografia de alguém convicente. Obviamente que ninguém vota quando há cartazes que dizem "Juntos por Rio de Mouro" com uma dupla de homens que se assemelham a uma dupla de cantores românticos brasileiros, ninguém quer estar "junto" a essas pessoas por nada; "Cascais vai saber amar", ai vai? Quem? Aquela senhora que aparece ao lado da frase com um penteado hediondo e um dente para cada lado?; ou então vamos puxar pela inocência e vamos por um indivíduo parecido ao Pai Natal a dizer "acreditar em Sintra"; eu já nem falo nos cartazes moralistas da Manuela Ferreira Leite que nem sabe proferir discursos; e o cúmulo de tudo isto é o cartaz do MMS (seja lá o que isso for) que me assustou de verdade com a frase "Querem ver os pedófilos soltos no nosso país? Então votem em nós. Castração química.". Ninguém gosta de pedófilos, MAS este cartaz é deveras assustador e numa altura de extrema crise económica é esse ponto que define o partido? (Sim, também não sei o que é castração quimica, presumo que doa. Muito.)

Como boa pessoa que sou quero vos dizer amigos da política, comecem a dizer frases com sentido e com visão. E realmente a contratar melhores fotógrafos. É que as vossas caras ficam muito grandes nos cartazes e nós temos de levar com expressões ridículas, poros e pêlos em tamanho XL e enfim. Apostem em algo que realmente chame a atenção das pessoas de forma positiva e que vos mostre no vosso melhor.




Pessoalmente faria antes uma foto deste género, ou está escrito nas regras dos cartazes politícos que temos de ficar mal, sem make-up, com cabelos ridículos e usar fatos emprestados (ou mesmo túnicas hippies - que eu nem queria acreditar no cartaz do bloco de esquerda)? Já andamos cá alguns anos para saber que alguma beleza e sensualidade resultam. Anda tudo a brincar aos cartazes a gastar milhões de euros do estado em publicidade que só serve para divertir uma pessoa no trânsito. Agradeço muito, mas achava mais importante começarem a ter noção de alguns pontos.

4 candies:

  1. Não podia concordar mais contigo! Os cartazes de Rio de Mouro é que arrasam comigo, está lá uma senhora que parece que saiu do hospício... a sério! É terrível.

    Pode ser que daqui a 2 ou 3 gerações de política a coisa fique melhor (tem de ficar!).

    ReplyDelete
  2. ahahaha! Muito engraçado, mas com a sua razão! Claro que nunca se deverá, nem poderá, associar um bom político a beleza, mas sem dúvida que a estética, design e bom senso geral dos cartazes é quase inexistente. Concordo contigo, e agora ainda estou para ver aqui os sujeitos da zona, que por algum motivo ainda não vi nenhum cartaz. Esse MMS por também só me apareceu à frente este ano, o Movimento Mérito e Sociedade... medo.

    ReplyDelete
  3. aqueles cartazes só servem mesmo para uma pessoa se rir! até parece um concurso, ganha o cartaz mais ridiculo! *

    ReplyDelete
  4. Aqui no Porto havia um de um senhor com valentes óculos escuros que mais parecia o Stevie Wonder. Já para nem falar nas doses de photoshop que aplicam nas senhoras! Na realidade, são todas enrugadas.

    ReplyDelete